A Oracle anunciou ter chegado a acordo para a aquisição da HotSip, uma fabricante sueca de software para a área do messaging, um dia depois de ter dado a conhecer a compra da empresa de bases de dados open-source Sleepycat. Em nenhum dos casos se revelaram os detalhes financeiros dos negócios.



Com a tecnologia desenvolvida pela HotSip os clientes da gigante do software empresarial poderão tirar maior vantagem das funcionalidades de instant messaging a partir das aplicações Oracle existentes, diz a fabricante num comunicado.



Nos últimos dois anos, a Oracle terá gasto cerca de 19 mil milhões de dólares, segundo contas da Reuters, com aquisições de empresas rivais, pretendendo arrecadar uma maior quota do mercado do software empresarial. Uma estratégia que contrasta com a adoptada pela alemã SAP, líder de mercado, que prefere concentrar-se na angariação de novos clientes.



Mais recentemente, Larry Ellison, director executivo da Oracle, afirmou que a empresa americana iria apostar na filosofia adjacente ao software open source, oferecendo acesso gratuito às aplicações, optando por cobrar antes pelas funcionalidades de costumização, manutenção e suporte.



Mediante a aposta na área do open-source, a Oracle terá tentado adquirir a MySQL, mas sem sucesso. A situação foi confirmada ontem pelo director executivo da empresa, Marten Mickos, citado pela C|Net, que contudo não adiantou a altura em que a proposta foi feita, nem qual o montante oferecido pela gigante do software empresarial.



Notícias Relacionadas:

2005-09-22 - Oracle traça objectivos para os próximos anos

2005-09-12 - Oracle compra Siebel e reforça área de CRM

2005-08-02 - Oracle anuncia aquisição de 41% do capital da I-flex

2005-07-06 - Oracle adquire ProfitLogic e alarga portfólio de soluções sectoriais