A Oracle marcou para a próxima quarta-feira uma conferência de imprensa onde irá pormenorizar a estratégia de integração da Sun Microsoystems, prometendo, nomeadamente, fornecer detalhes sobre o lançamento de produtos.

O anúncio levantou suspeitas de que o negócio já tivesse recebido luz verde da Comissão Europeia, decisão entretanto confirmada pelo próprio Executivo em comunicado.

Anunciada em Abril, a compra da Sun pela Oracle obtinha aprovação por parte das autoridades norte-americanas em Agosto último. Já na Europa o processo parecia revelar-se mais complicado, com Bruxelas a anunciar que iria aprofundar o âmbito da investigação, num esforço de dissipar por completo as dúvidas existentes, e a marcar para 27 de Janeiro a data limite para divulgar uma decisão.

Pelo meio, assistimos à apresentação de uma carta formal de objecções e, mais recentemente - e depois da Oracle alterar a sua proposta inicial -, a manifestações de agrado por parte do executivo europeu, que faziam prever um desfecho positivo para o negócio na Europa.

A compra da Sun pela Oracle foi aprovada sem restrições, após os resultados da investigação terem revelado que o negócio não coloca problemas de concorrência significativos na Europa.

Nomeadamente no que diz respeito à MySQL, Bruxelas defende, entre vários argumentos, que apesar da competição entre esta base de dados e a oferta da Oracle em determinados mercados, os mesmos produtos não são "concorrentes directos" noutros, como no segmento high-end.

Estratégia detalhada

O evento promovido pela Oracle na próxima semana será conduzido pelo próprio Larry Ellison e promete centrar-se no plano de lançamento de produtos de hardware e software.

Mostrada a estratégia de produto, ficará igualmente assente quais as unidades de negócio que irão persistir e aquelas que serão abandonadas, assim como os despedimentos necessários.

A conferência da Oracle, em webcast, decorre a partir da sede da empresa em Redwood Shores, Califórnia, com início marcado para as 9:00 horas locais.

Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com dados sobre a aprovação da compra por parte da Comissão Europeia.