A Oracle anunciou hoje que pretende comprar a RightNow, oferecendo 1,5 mil milhões de dólares pela empresa de software as a service (SaaS) especializada no fornecimento de serviço de apoio ao cliente baseados na nuvem.

Segundo explica em comunicado a gigante tecnológica, o negócio já recebeu "luz verde" do conselho de administração da RightNow, estando agora a aguardar a aprovação pelos acionistas.

A empresa espera que a aquisição esteja concluída "no final de 2011 ou no início de 2012", lê-se na nota.

O valor proposto pela Oracle representa um prémio de 19,6% face ao preço das ações da RightNow à hora do fecho da bolsa na passada sexta-feira, realça a imprensa internacional. A em presa ofereceu 43 dólares por ação, numa altura em que estas estavam a valer 35,96 dólares cada.

O principal produto da RightNow - e que se revestirá de especial interesse para a Oracle - é um serviço que ajuda as empresas a atender e gerir pedidos de esclarecimento e queixas de clientes, tirando partido de tecnologias na cloud.

"A Oracle está a investir em força para oferecer aos clientes uma ampla gama de soluções na nuvem, incluindo as destinadas a automatização de vendas, gestão de recursos humanos, redes sociais, bases de dados e Java, através da Oracle Public Cloud", afirma o vice-presidente executivo, Thomas Kurian, citado no comunicado à imprensa.

A aquisição é anunciada pouco tempo após a compra de outra empresa especializada em serviços na nuvem, a InQuira - que a Oracle comprou em Julho com o objetivo de alargar o seu portefólio de serviços de customer care.

Nota de redação: Corrigida sigla para Software as a Service.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico