"Rumo à Modernização da Administração Pública" é o tema das Jornadas Oracle para a Administração Pública 2003 que decorrem hoje e amanhã (1 e 2 de Abril) em Lisboa. Numa altura em que está definida a estratégia do Governo para a prestação de serviços em linha, ou eGovernment, a Oracle mostra o seu empenho e o investimento que tem feito na adaptação das soluções para o mercado da Administração Pública em Portugal.
Defendendo que o eGovernment não é uma questão de moda, Francisco Araújo, responsável pela área da Administração Pública na Oracle Portugal, acredita que este é o modelo para aproximar a máquina da Administração Pública do cidadão e que exige trabalho ao nível das aplicações de back-office e de front-office. Depois de um período de transição que aconteceu no ano passado em que se assistiu a algum "vazio de poder associado a problemas orçamentais" o que levou a fracos investimentos, Francisco Araújo salienta que "há uma vontade política de avançar" e por isso acreditamos que durante o ano 2003 os projectos vão começar a concretizar-se.
"A Oracle é líder no fornecimento de bases de dados e middleware para a Administração Pública", explicou Francisco Araújo que salientou que a empresa investiu mais de 2 milhões de euros durante o último ano na adaptação da sua solução de ERP às necessidades da Administração Pública Portuguesa. Esta solução foi já instalada em 32 faculdades, em diversas áreas do sistema de saúde, obras públicas e também no ICEP.
As Jornadas foram preparadas para mostra aos clientes que a gama de soluções da Oracle pode dar resposta a todas as necessidades de desenvolvimento da estratégia de eGovernment da Administração Pública central e local, abarcando todas as áreas desde os sistemas internos (ou de back-office) aos sistemas de relação com o exterior (ou front-office). Depois de ter desenvolvido a adaptação da solução de ERP às especificidades da legislação portuguesa, a Oracle está agora a ajustar as soluções de Centrais de Compras em relação às necessidades identificadas.
Entre os anúncios realizados esta manhã nas Jornadas da Administração Pública contam-se precisamente três projectos desenvolvidos em organismos da administração central. Dois deles foram realizados com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e abarcam o sistema de Informação e Gestão da área do emprego (SIGAE) e ainda uma solução baseada no Oracle eBusiness Suite desenvolvida pela Deloittte & Touche. O terceiro projecto anunciado foi o desenvolvimento do sistema de emissão de passaportes online para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
O segmento de negócio da Administração Pública é uma das cinco principais áreas de actuação da Oracle e durante o ano fiscal de 2002 foi responsável por mais de 40 por cento da facturação total da Oracle, um pouco devido à crise económica que afectou as outras áreas. Para o ano fiscal de 2003 não há ainda previsões, embora Francisco Araújo se mostre optimista porque "há projectos e vontade de caminhar".
Notícias Relacionadas:
2003-03-26 - Associação e empresas distinguem personalidade do ano na Sociedade de Informação
2002-12-19 - Oracle apresenta Oracle Collaboration Suite 2 ao mercado nacional
2001-10-30 - Oracle Portugal aposta no sector público
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários