O desenvolvimento do Espaço Europeu de Investigação está no centro de uma Carta de Intenções hoje assinada entre as organizações que constituem o EIROforum e a Comissão Europeia. Através deste acordo as duas entidades propõem-se reforçar as sinergias e actividades conjuntas, assim como trabalhar na troca de conhecimentos e recursos humanos, para além de alargar o acordo a outras áreas de cooperação bilateral.



A criação de um Espaço Europeu de Investigação (EEI) é uma das prioridades da Comissão Europeia que canalizou para este projecto fortes investimentos do Sexto Programa Quadro para a Ciência e a Tecnologia. o Comissário responsável pelo pelouro da Investigação, Philippe Busquin, referiu em comunicado que a assinatura desta "Carta de intenções" marca um novo desenvolvimento para o EEI, enquanto a colaboração entre as duas entidades terá um papel decisivo na promoção da qualidade e consistência da pesquisa na Europa.



O EIROforum junta sete organizações de topo na investigação europeia e tem por objectivo estabelecer formas de colaboração, juntando os seus recursos humanos e de infra-estrutura para melhorar as condições de desenvolvimento da actividade de investigação. Os laboratórios envolvidos são o CERN (European Organisation for Nuclear Research), EFDA (European Fusion Development Agreement), EMBL (European Molecular Biology Laboratory), ESA (European Space Agency), ESO (European Southern Observatory), ESRF (European Synchrotron Radiation Facility) e o ILL (Institut Laue-Langevin).



Algumas destas entidades colaboravam já em vários projectos com a Comissão Europeia, mas esta Carta de Intenções alarga agora o âmbito da cooperação, formalizando ao mesmo tempo o empenho do EIROforum no desenvolvimento do Espaço Europeu de Investigação, considerado fundamental pela CE para aumentar a transferência de inovação para a Sociedade e a competitividade europeia.



Entre as áreas privilegiadas de cooperação entre o EIROforum e a Comissão europeia contam-se as aplicações espaciais, pesquisa nuclear e biotecnologia, mas também a computação de elevado desempenho e redes de alta velocidade.

Notícias Relacionadas:

2001-10-19 - CE aprova orçamento de apoio à Investigação europeia
2002-07-02 - CE consagra 1,58 mil milhões de euros para combater "fuga de cérebros" na ciência