Se inicialmente se previam cerca de 40 mil visitantes, o número acabou por chegar aos 79 mil, e assim ficou a intenção de ultrapassar a barreira dos 80 mil para este ano.

Depois das edições de Dublin, a estreia do Web Summit em Lisboa fez-se com conferências reuniram mais de 600 oradores, em 21 palcos, e 1.500 startups provenientes de 165 países que procuraram o seu momento de glória e oportunidades de investimento.

A par do que se passava entre o Meo Arena e a FIL, no Parque das Nações, toda a cidade de Lisboa – e arredores – “borbulhou” com os milhares de geeks e empreendedores que a invadiram, não apenas nos três dias em que a conferência durou, mas durante toda a semana.

E houve mais números impressionantes. O metro sobrelotou mas com razão para isso – e não porque os comboios estão a circular com intervalos de tempo incompreensíveis mesmo à hora de ponta – e o Wi-Fi, que até gerou um Wi-FiGate, ligou mais de 67 mil equipamentos únicos, que descarregaram mais de 20 Terabytes de dados, o equivalente a 30 anos de uso constante da internet para um utilizador dito “normal”.

Por todo o lado se partilhavam fotografias, e vídeos live, para além da app e das mensagens que estabeleceram ligações entre os participantes. Foram mais de 1 milhão de sessões Wi-Fi e 1,8 milhões de mensagens enviadas na aplicação que servia de guia de orientação aos participantes.

No balanço feito no final do encontro, o mentor Paddy Cosgrave, satisfeito com os resultados conseguidos, garantia que o objetivo para 2017 é fazer o evento crescer em várias vertentes, nomeadamente alcançar os 80 mil participantes, alargar o espaço ocupado na Expo e conseguir a presença de mais mulheres. Tudo sem perder o foco nas startups.

O Web Summit fica garantidamente em Lisboa durante três anos, até 2018, embora esteja na mesa um “prolongamento” até aos cinco anos. Esta quarta-feira deu mais um passo para essa permanência: a inauguração do seu primeiro espaço fixo, com um escritório integrado no novo edifício da Portugal Telecom, no Cais do Sodré.

A nova morada em Portugal vem acompanhada da contratação de 20 novos colaboradores.