As empresas que optam por escolher um parceiro externo para se responsabilizar pela sua área de tecnologia deverão certificar-se que este, para além das competências técnicas, detém conhecimentos no sector de actividade da empresa.



A conclusão é de um estudo elaborado recentemente pelo Meta Group que analisou 15 empresas americanas que disponibilizam serviços em outsourcing, geralmente para as áreas de operações help desk, manutenção de aplicações, serviços ligados a processos de negócio, entre outros.



A generalidade das empresas analisadas são consideradas pela consultora como tecnicamente competentes, mas a escolha do parceiro de negócio "deverá também levar em conta o seu conhecimento especifico sobre a indústria em causa e as semelhanças em termos de cultura empresarial", explica Dean Davison analista da consultora em declarações à C|Net. Segundo este, só a qualidade técnica em conjugação com estes factores permitem encontrar um parceiro de soluções.



O estudo elabora uma espécie de categorização das empresas analisadas consoante estas reúnam ou não o conjunto de critérios considerados necessários. Na categoria de "leaders" de outsourcing estão a IBM, Accenture e Computer Sciences. Na categoria abaixo "challenger" estão empresas como a Unisys, HP, Perot, entre outras.



O Meta Group avalia o mercado mundial de outsourcing de TI em 180 mil milhões de dólares em 2003, prevendo um crescimento de 10 a 12 por cento ao longo deste ano. Nos seguintes o crescimento deverá manter-se.


Recentemente a IDC apresentou uma estimativa apontando para que em 2007, cerca de 23 por cento dos empregos na área das tecnologias desapareçam dos Estados Unidos.



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