Nos primeiros seis meses do ano o valor das compras pagas com multibanco caiu 4%. O valor indica que os portugueses compraram menos 539 milhões de euros por esta via, levando o valor das compras realizadas com apoio deste sistema eletrónico de pagamentos para níveis iguais aos registados quando o euro entrou em circulação.



Os dados do Banco de Portugal também revelam uma descida importante nos levantamentos feitos na máquinas. No último trimestre também aí se verificou a descida mais severa desde que Portugal introduziu o euro. Nos primeiros seis meses do ano foram levantados menos 369 milhões de euros, numa quebra de 2,9% face a igual período do ano passado. Somando os dois tipos de operações conclui-se que através da rede de pagamentos eletrónicos deixaram de entrar na economia nacional qualquer coisa como 908 milhões de euros.




Tanto no que se refere aos pagamentos via multibanco, como no caso dos levantamentos a tendência de queda não é apenas do último trimestre, embora aí tivesse sido mais acentuada. O valor total de pagamentos realizados com multibanco está em queda há sete meses. Nos levantamentos a tendência de queda sente-se há 16 meses.



No ano passado foram realizadas através do multibanco compras no valor de 28,4 mil milhões de euros. Os levantamentos de notas nas máquinas da rede eletrónica ascenderam a 25,9 mil milhões de euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira