Cumprindo o anúncio feito em Julho, a Palm deverá hoje revelar que completou o processo de separação da sua unidade de software numa subsidiária independente, informa o New York Times. A fabricante de PDAs vai, no entanto, continuar a ser a maior cliente da nova companhia.



Até agora, para além de construir computadores de bolso, a Palm também produzia o sistema operativo Palm OS utilizado nesses dispositivos. A empresa licenciou esta plataforma a fabricantes concorrentes como a Sony e a Handspring, com vista a aumentar as suas receitas derivadas do hardware e a manter a distância sobre os computadores de bolso equipados com o Pocket PC, o sistema operativo da Microsoft.



David Nagel, director executivo da unidade de software da Palm - até agora conhecida por Platform Solutions Group -, afirmou ao New York Times que a separação com a divisão de hardware vai ajudar a diminuir os receios competitivos de potenciais empresas clientes do seu software. Algumas companhias licenciadas colocaram reticências em revelarem produtos em fase de desenvolvimento aos responsáveis da Palm.



Esta empresa anunciou em Julho que pretendia dividir os seus negócios de hardware e software. No mês seguinte demitiu-se Alan Kessler, director-geral da unidade de software. A Palm indicou então Nagel, membro do conselho de administração, para dirigir a nova divisão.



O conselho de administração aprovou a operação no mês passado. Desta forma, a equipa de David Nagel incorporou algumas das patentes e código de software da Palm, bem como cerca de 300 empregados da fabricante de PDAs. Em conjunto com o anúncio da conclusão do processo, a Palm deverá também revelar hoje que negociou um acordo de licencimento com a nova subsidiária.



Tendo obtido apenas 5,5 milhões de dólares (6,21 milhões de euros ou 1,24 milhões de contos) em vendas no último trimestre, a divisão de sistemas operativos ficou muito atrás do negócio de hardware, que obteve receitas no valor de 274,1 milhões de dólares (309,92 milhões de euros ou 62,13 milhões de contos). Mas a Palm não incluiu as licencas internas do sistema operativo nos resultados financeiros da Platform Solutions Group. A subsidiária vai inclui as receitas derivadas do negócio de licenciamento com a sua empresa-mãe quando divulgar em Março os resultados do trimestre actual



Em Novembro, a Palm fabricou cerca de 60 por cento dos PDAs comercializados nos Estados Unidos, de acordo com a empresa de estudos de mercado NPDTechworld, refere o New York Times. Incluindo os dispositivos para os quais licenciou software, a Palm deteve 81 por cento do mercado, contra 14 por cento da Microsoft. Mas os dispositivos vendidos pelas parceiras da gigante de software, como a Hewlett-Packard e a Compaq, são muito populares entre os utilizadores empresariais embora sejam, em geral, mais dispendiosos.



Notícias Relacionadas:

2001-11-28 - Portal de Internet da Palm encerra depois de um ano de funcionamento

2001-07-30 - Palm cria subsidiária para explorar o seu sistema operativo

2001-07-27 - Compaq quase ultrapassa a Palm no mercado europeu de PDAs

2001-07-24 - Palm estabelece novos acordos com fabricantes de processadores