Depois dos rumores que lhe apontavam vários potenciais compradores, chegou finalmente a confirmação: a Palm vai ser comprada pela Hewlett-Packard que pagará 1,2 mil milhões de dólares pelo negócio.

Segundo foi anunciado, a operação deverá estar concluída no final do terceiro trimestre fiscal, que a HP fecha em Julho.

"A inovação do sistema operativo da Palm oferece uma plataforma ideal para alargar a estratégia de mobilidade da HP, integrando múltiplos dispositivos móveis", refere no comunicado que dá a conhecer a compra Todd Bradley, vice-presidente executivo da HP, referindo-se aos planos de interligar telemóveis, computadores e outros dispositivos. "O mercado de smartphones é grande, rentável e de crescimento rápido. As empresas que conseguirem oferecer este tipo de integração poderão controlar uma parcela maior", acrescenta.

O anúncio da compra termina com um longo período de rumores sobre o futuro da empresa e sobre o conjunto de potenciais interessados na aquisição da fabricante de PDAs, do qual terão feito parte a Lenovo e a HTC.

Depois deste negócio ter sido revelado, a Palm anunciou em comunicado que prevê que as receitas do quarto trimestre se situem entre 90 e 100 milhões de dólares.