A Panasonic vai mudar o seu modelo de negócio na electrónica de consumo em Portugal, iniciando as suas próprias operações em território nacional.

Entre as novidades incluem-se a criação de uma divisão da fabricante para a Península Ibérica, a Panasonic Iberia S.A., e de uma filial portuguesa, a Panasonic Portugal.

Até Julho será finalizada a parceria com a Sonicel, que fazia a distribuição dos produtos da marca no nosso país. A empresa portuguesa mantém-se, no entanto, como distribuidor dos produtos de ar condicionado da companhia, explica numa nota à imprensa.

O novo modelo para a electrónica de consumo, onde se incluem por exemplo os televisores de alta definição Viera ou as câmaras fotográficas digitais Lumix, será implantado a partir de 1 de Agosto.

O objectivo é "garantir maior eficiência nas operações da Panasonic na região e fortalecer a presença da Panasonic no mercado EC em Portugal, onde a empresa vê muito espaço para crescimento", lê-se em comunicado.

Com sede em Barcelona, a Panasonic Iberia será liderada pelo actual director executivo da divisão espanhola da companhia, Vicente Sánchez.