A PeopleSoft entregou já à Federal Trade Commission e ao Departamento de Justiça a proposta formal de aquisição da J.D. Edwards. A administração da empresa votou de forma unânime contra a proposta de tomada de controle da Oracle, afirmando que esta levanta problemas anti concorrenciais e retira valor à companhia.
Entretanto a PeopleSoft decidiu manter a sua intenção de comprar a rival J.D. Edwards, esperando agora a aprovação das entidades reguladoras. A proposta inicial de compra da J.D. Edwards foi anunciada no início de Junho e envolve uma quantia de 1,7 mil milhões de euros. De acordo com um comunicado da administração da empresa de software, a combinação das duas empresas permitiria a criação do segundo maior produtor de aplicações de gestão, reunindo mais de 13 mil funcionários em 150 países e uma facturação anual de 2,8 mil milhões de dólares.
Alguns dias depois deste anúncio a Oracle declarava a sua intenção de assumir a direcção da empresa de software, lançando uma proposta hostil de aquisição da rival PeopleSoft no valor de 5,1 mil milhões de dólares. A companhia de Larry Ellison ofereceu aos accionistas da PeopleSoft 16 dólares em dinheiro por cada acção da PeopleSoft, o que representa um acréscimo de 5,9 por cento em relação ao preço de fecho de 15,11 dólares na sessão de dia 5 de Junho da bolsa de Nova Iorque.
A administração da PeopleSoft votou já contra este takeover hostil, tendo apelado aos accionistas para não aceitarem a oferta da Oracle. Em comunicado, Craig Conway, director executivo da PeopleSoft, afirmou que a Oracle apenas pretende enriquecer a sua empresa à custa dos accionistas, clientes e empregados da PeopleSoft. "Acreditamos que a proposta de aquisição da Oracle iria limitar a concorrência e a escolha dos clientes[...] não vamos deixar as tácticas da Oracle interferirem no nosso negócio", esclarece no mesmo comunicado.
Nota de Redacção: Esta notícia foi actualizada com a informação da votação da administração da PeopleSoft contra a tomada de posição da Oracle.
Notícias Relacionadas:
2003-06-06 - Oracle faz proposta de aquisição à PeopleSoft no valor de 5,1 mil milhões de dólares
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Guarde o que vê na internet e registe ideias rapidamente com a extensão do Evernote -
App do dia
Farto de fotografias desalinhadas? Griddr. ajuda a encontrar o enquadramento ideal -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários