
Com um catálogo recheado de jogos baseados em realidade aumentada, como Pokémon GO, Monster Hunter Now ou Pikmin Bloom, a Niantic Labs decidiu vender toda a divisão de gaming. Ao longo dos anos, a empresa teve dificuldades em replicar o sucesso de Pokémon GO, fosse para outras licenças adquiridas ou universos originais que criou.
O negócio realizado com a Scopely, editora que pertence a um grupo da Arábia Saudita, rendeu à Niantic um encaixe de 3,5 mil milhões de dólares. E adicionou ainda 350 milhões de dólares em dinheiro da Niantic a ser distribuído pelos acionistas, como parte do negócio, somando um total de 3,85 mil milhões de dólares para os investidores na empresa.
No comunicado, a Niantic diz que tem atualmente mais de 100 milhões de jogadores a jogar os seus títulos anualmente, tendo sido feitas mais de mil milhões de ligações entre amigos em todo o mundo. Recorrendo aos seus jogos baseados em geolocalização, os jogadores percorreram mais de 48 mil milhões de quilómetros, participaram em eventos ao vivo, tendo contribuído com cerca de mil milhões de dólares de impacto económico nas cidades que receberam as celebrações dos seus jogos.
A empresa diz que a Scopely está focada em construir e operar live services, tendo muita experiência a trabalhar com conhecidas séries, além da preocupação pelas suas comunidades de jogadores, alinhando agulhas com as filosofias da Niantic. O negócio garante que os jogos da Niantic continuem a ser explorados no futuro e alimentados com conteúdo e suporte aos jogadores, mantendo o investimento nos mesmos.
Mas as noticias sobre os negócios da Niantic não ficam por aqui. A empresa anunciou a transformação do seu negócio de IA geoespacial numa nova empresa spinoff chamada Niantic Spatial Inc., com o objetivo de acelerar e escalar mais rapidamente. Esta nova empresa vai ser financiada com 250 milhões de capital, sendo que 200 milhões são do balanço da Niantic e 50 milhões de investimento da Scopely. Todos os investidores originais da Niantic também vão continuar a ser acionistas da Niantic Spatial, disse a empresa no comunicado.
O objetivo da Niantic Spatial é liderar o futuro da IA geoespacial, pretendendo construir uma inteligência que ajudará as pessoas a compreender melhor, a navegar e a interagir com o mundo físico. O mapa digital, de terceira geração, é a ferramenta base da Niantic Spatial, e é capaz de captar os conteúdos do mundo a um nível de fidelidade como nunca havia sido feito e permitirá que tanto os humanos como as máquinas compreendam a um nível como até aqui não havia conseguido.
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