O maior roubo de criptomoedas da história acabou em bem, com todo o valor desviado prestes a regressar à origem. Em causa estavam ativos digitais no valor de mais de 600 milhões de dólares, aos quais um hacker que se identificou como White Hat conseguiu ter acesso explorando uma falha de segurança na plataforma Poly Network, a partir da qual é possível transferir criptomoedas entre blockchains. 

Mais de metade da verba roubada foi devolvida logo nos dias a seguir ao ataque. O restante foi também entregue, anunciou já a Poly Network, que expôs o assunto mal aconteceu, sensibilizando o hacker para as consequências da dimensão de um roubo com esta escala. 

600 milhões de dólares em Ether é o valor do maior roubo de criptomoedas registado. Pequena parte do valor já foi recuperado
600 milhões de dólares em Ether é o valor do maior roubo de criptomoedas registado. Pequena parte do valor já foi recuperado
Ver artigo

A ameaça de perseguição mundial das autoridades pode não ter sido o único incentivo para que as criptomoedas fossem devolvidas. A Poly Networks publicou detalhes das carteiras digitais em questões, para assinalar que qualquer transação que as envolvesse era ilegal. 

A empresa acabou também por admitir que estava a trabalhar em conjunto com o hacker para resolver os problemas de segurança que permitiram o roubo dos ativos digitais e para recuperar o resto dos ativos, agradecendo publicamente o contributo do hacker para a melhoria das condições de segurança da plataforma. 

Em reconhecimento dessa ajuda, admitiu que lhe tinha oferecido um emprego de consultor de segurança e uma recompensa de 500 mil dólares pela identificação da falha. Também segundo a Poly, a recompensa foi recusada, mas que será na mesma desembolsada pela empresa que a entregará à comunidade de programadores. Quanto à oferta de emprego, não se sabe se foi aceite.   

Hackers “corrigem” maior roubo de criptomoedas de sempre e continuam a devolver ativos 
Hackers “corrigem” maior roubo de criptomoedas de sempre e continuam a devolver ativos 
Ver artigo

A declaração que dá o assunto como resolvido diz o seguinte: “neste momento todos os ativos transferidos durante o incidente foram completamente recuperados. Graças à cooperação de Mr. White, a Poly Network entrou oficialmente na quarta fase do roadmap Asset Recovery”. Este roadmap foi definido depois do roubo de ativos, para dar robustez à plataforma antes de recuperar o resto das criptomoedas. 

tek poly roadmap

Com a devolução do resto do montante desviado, alguém anónimo, supostamente o hacker, divulgou também uma mensagem, que deixa a ideia de que o roubo foi um alerta para as falhas de segurança da plataforma. 

“As minhas ações, que podem ser consideradas estranhas, são o meu esforço para contribuir para a segurança do projeto Poly ao meu estilo pessoal. O consenso foi alcançado de uma forma dolorosa e obscura, mas funcionou. Algumas pessoas suspeitam mesmo que toda a história é uma manobra de relações públicas".