Portugal está entre os 12 Estados-membros da União Europeia que aderiu à iniciativa eCall, que pretende estabelecer um sistema pan-europeu de chamadas de emergência para veículos até 2010 baseado no 112. O memorando de entendimento foi assinado hoje a par com a Espanha e a República Checa.

O objectivo do sistema eCall é reduzir o número de vítimas de acidentes na estrada através da implementação de tecnologia nos carros que permite estabelecer uma chamada automática para as autoridades quando acontece um desastre.

Quando o sistema estiver implementado poderá salvar 2.500 vidas por ano, mas falta ainda garantir a adesão de muitos dos Estados-membros da UE. Viviane Reding, comissária para a Sociedade da Informação e dinamizadora deste projecto alertou já para o facto de muitos países importantes estarem ainda de fora do eCall, o que pode por em causa a sua implementação.

Para já demonstraram o seu apoio ao eCall a Alemanha, Áustria, Chipre, Finlândia, Grécia, Itália, Lituânia, Eslovénia e Suécia, assim como a Noruega, Islândia e Suiça, a que se somam os três países que hoje assinaram o protocolo. A Holanda poderá vir a juntar-se a este grupo nos próximos meses, mas mantêm-se de fora a França e o Reino Unido.

A Comissão vai agora começar negociações com os fabricantes para equipar todos os novos carros com tecnologia de suporte ao eCall até 2010, um projecto que vem sendo desenvolvido desde 2006 e que tem por base o número europeu de emergência 112.

O projecto prevê que os carros possam emitir avisos automáticos sobre acidentes com alguma informação básica, como a localização, mesmo que o condutor e passageiros não estejam em condições de o fazer. Desta forma é reduzido o tempo necessário para a chegada de socorro.

Notícias Relacionadas:

2007-09-04 - Registo de propriedade do automóvel vai poder ser alterado online