Portugal foi considerado pelo Fórum Económico Mundial (World Economic Fórum) como o oitavo país do mundo onde é mais rápido criar um negócio, um dos indicadores do índice global de competitividade hoje revelado. O Global Competitiveness Index 2007-2008 (GCI) aponta para Portugal uma posição global de 40º lugar, enquanto no contexto da União Europeia aparece em 17º posição.

A posição relativa de Portugal neste índice melhorou face ao ano passado, subindo 5 lugares no contexto mundial e dois dentro da União Europeia, onde ultrapassou a Eslováquia e a Hungria.

A análise do índice de competitividade do Fórum Económico Mundial tem em consideração o nível de desenvolvimento global dos países e inclui variáveis económicas, institucionais, educacionais e empresariais, para definir a competitividade dos Países.

De acordo com os dados do Estudo, Portugal ficou em 8ª posição mundial no tempo necessário para criar um negócio, em 25º na qualidade das infra-estruturas e em 27º na qualidade das instituições. Já nas competências tecnológicas a posição é a 31ª e na capacidade de inovação a 33ª.

No Business Competitiveness Index (BCI), um índice específico para a produtividade e competitividade das empresas que integra o Global Competitiveness Report, Portugal ficou em 30ª posição entre uma lista de 127 países e em 13ª dentro da União Europeia.

Recorde-se que ainda este ano tinha sido divulgado o índice tecnológico do Fórum Económico Mundial onde Portugal ficou classificado em 28º lugar entre 112 países.

Notícias Relacionadas:

2007-03-28 - Portugal é 28º no índice tecnológico do Fórum Económico Mundial

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.