Vinte e sete projectos portugueses de governo electrónico candidataram-se ao troféu europeu de melhores práticas, colocando Portugal no segundo lugar em número de candidaturas, logo a seguir à Itália. De entre as 311 candidaturas de vários Estados-membros serão seleccionados 52 projectos que estarão em mostra na Quarta Conferência Ministerial de eGovernment que se realiza em Setembro em Lisboa.

Maria Manuel Leitão Marques, secretária de Estado da Modernização Administrativa, considera que este é um sinal de maturidade dos projectos de Governo electrónico em Portugal. "Não estamos muito bem em todos os níveis, precisamos de trabalhar mais, mas em muitos lados estamos ao nível das melhores práticas de outros países", admite a responsável por projectos de governo electrónico e pelo programa SIMPLEX.

Considerando que as candidaturas são sempre positivas porque "ajudam a disciplinar a avaliação do projecto", Maria Manuel Leitão Marques não adianta expectativas em relação o número de projectos portugueses seleccionados entre os melhores nem aos vencedores do troféu.

"Entre os projectos candidatos estão serviços da Administração Central mas também da Administração Local e das Regiões Digitais, sinal de que os projectos mexem não só centralmente", sublinhou ainda a secretária de Estado.

A lista de todos os projectos portugueses candidatos ainda não é conhecida, mas foram já enumerados pela secretária de Estado o B2B Electronic Folder; o Informação empresarial Simplificada; a publicação online de actos empresariais e o NETemprego do IEFP.

Dos 311 projectos candidatos serão seleccionados 52, podendo o público também votar a partir do site entre 16 de Julho e 15 de Setembro. Os vencedores serão anunciados a 20 de Setembro na conferência de eGovernment em Lisboa.

Notícias Relacionadas:

2007-07-06 - 311 candidaturas à 3ª edição dos prémios de eGov