Nos últimos cinco anos Portugal subiu sete posições no ranking europeu de inovação, passando este ano à frente de Espanha e da Itália e liderando o grupo de inovadores moderados. Conquistando o 15º lugar do European Innovation Scoreboard de 2010, o país continua, ainda assim, abaixo da média na maioria dos indicadores.

O estudo já está online e vai ser apresentado hoje em Bruxelas mas os traços gerais já foram divulgados, mostrando que a Suécia, Dinamarca, Finlândia e Alemanha continuam no pelotão da frente. Portugal conquista porém o troféu de ser o país que mais subiu nos últimos cinco anos, sobretudo devido ao crescimento de empresas inovadoras e à melhoria do ensino de nível secundário.

[caption]eis 2010[/caption]

Portugal também já se aproxima a passos largos da média europeia no que diz respeito a despesas com I&D em percentagem do PIB, tendo registado mesmo o maior crescimento entre os países analisados.

Apesar destas melhorias, o país continua mal classificado nos investimentos das empresas e nos recursos humanos, indicadores que ainda estão longe da média europeia. Na contagem dos efeitos económicos alcançados o país cai para a 23ª posição, com evoluções abaixo da média comunitária em indicadores como o emprego em sectores que exigem elevada qualificação, o volume das exportações de bens de média e alta tecnologia ou a venda de bens resultantes de inovações.

[caption]eis 2010[/caption]

Recorde-se que o European Innovation Scoreboard analisa os 27 países da União europeia face a 24 indicadores, que são agregados em oito grandes categorias, relacionadas com os recursos humanos, investimento das empresas, parcerias e empresas, sistemas de investigação abertos e atractivos, recursos financeiros e infra-estruturas, patentes, empresas inovadoras e efeitos económicos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.