A Organização Internacional de Telecomunicações por Satélite, comummente conhecida pela sigla ITSO, tem agora um português à frente dos seus destinos. José Manuel Toscano foi eleito director-geral da organização por uma margem expressiva sobre o outro candidato à chefia da organização, Flavien Bachabi.

O novo líder da ITSO, que reúne um conjunto de 149 países, substitui Ahmed Toumi, que assumiu o cargo nos últimos sete anos, refere um comunicado de imprensa da Anacom. A eleição realizou-se no âmbito da 32.ª Assembleia de Partes, que decorre no Estoril até sexta-feira.

José Manuel Toscano já estava ligado à ITSO, desempenhando as funções de Director de Relações Externas, sendo parte activa do sector das telecomunicações há mais de 25 anos, tanto a nível nacional como internacional.

O responsável desempenhou funções na Anacom, em empresas, na universidade e em diversos órgãos regulamentares, regionais e internacionais, no âmbito da União Europeia, da União Internacional das Telecomunicações (UIT) e da Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT), entre outras entidades.

A ITSO foi fundada em 1971, sendo Portugal um dos membros fundadores. A sua principal missão é assegurar o controlo da INTELSAT, entidade que desenvolveu um sistema mundial de telecomunicações por satélite e à qual cabe o cumprimento das obrigações de serviço público.