Em Novembro do ano passado mais de 1,4 milhões de portugueses acederam a sites de informação a partir de casa, o que revela um decréscimo de 6,7 por cento face ao mês de Outubro e menos 4,3 por cento do que no mesmo mês de 2006.



De acordo com a Marktest, a média diária de utilizadores únicos ao longo do referido mês foi de 332 mil. Este valor representa uma quebra de 5,7 por cento face ao mês anterior mas um aumento de 1,5 por cento em comparação com o período homólogo.



No total, foram visitadas cerca de 80 milhões de páginas, menos 15,9 por cento do que em Outubro e 13 por cento do que em Novembro de 2006. O tempo de navegação total foi de 1,4 milhões de horas, o que representa uma média de 58 minutos por utilizador, ou seja, menos 6 minutos do que em Outubro mas mais 6 minutos do que no ano anterior.



Os jornais desportivos mantêm-se na linha da frente, com o A Bola e o Record a assumirem os primeiros lugares da tabela. O primeiro jornal recebeu a visita de 426 mil utilizadores únicos, enquanto que o Record recebeu 413 mil. O terceiro classificado, o jornal Público, fixou-se nos 378 mil utilizadores únicos.



No que se refere a page-views, a liderança também pertenceu aos jornais desportivos. Mais uma vez a Bola ficou em primeiro lugar, com 14 milhões de visualizações, seguido do Record online, com cerca de 11 milhões e do Mais Futebol, com 7,1 milhões.



O maior aumento mensal em visualizações foi obtido pela Blitz, que cresceu 84,1 por cento em relação a Outubro. Esta publicação recebeu visitas em 2 853 mil páginas subindo por isso para o décimo lugar da tabela da Marktest. Neste campo, o Jornal de Negócios foi o segundo com maior crescimento em número de páginas visualizadas, registando um aumento de 45,8 por cento, o que o colocou na quarta posição da lista.



Em oposição, a Visão online foi a publicação que registou maior quebra mensal em número de utilizadores únicos - menos 32,7 por centro. Por sua vez, o Diário Digital foi o que mais baixou em páginas visualizadas (35,7 por cento).



De entre as publicações online consideradas, a Exame Informática foi a que mais se destacou. Este site registou o maior aumento mensal em número de utilizadores únicos (50 mil), crescendo 28,2 por cento face a Outubro.



Observando ao balanço anual da Marktest, é ainda possível verificar que foi em Abril que os portugueses mais acederam a sites de informação. Nesse mês registou-se a visita de 1,61 milhões de utilizadores a estes canais.



Notícias Relacionadas:

2007-11-14 - Jornais online com 1,596 milhões de visitantes em Setembro