A Chronopost lançou recentemente em Portugal um novo serviço que pretende aumentar a conveniência dos utilizadores que realizaram compras online, e reduzir a taxa de insucesso na entrega de encomendas. O serviço tem o nome de Predict e já foi testado com sucesso noutros países onde a empresa de logística opera, nomeadamente em Inglaterra.

Em entrevista ao TeK, Olivier Establet, Administrador-Delegado da Chronopost Portugal, admite que a expectativa da empresa e dos clientes em relação a este novo serviço é muito elevada. “O mercado precisa de várias opções para entregar ao cliente as encomendas realizadas na Internet e os utilizadores querem cada vez mais comodidade”, defende.

O Predict consiste na adição de um aviso personalizado de entrega, com um primeiro SMS que pretende informar da data de chegada da encomenda ao domicílio do utilizador, que pode optar por escolher outro dia ou local de entrega (para uma das 400 lojas Pick me!). No próprio dia da entrega o cliente recebe de manhã uma nova mensagem já com um intervalo horário concreto – de uma hora se considerarmos o serviço de entrega até às 13h00, ou de duas horas para o serviço durante todo o dia, até às 18h00. “Desta forma o cliente pode organizar melhor a sua agenda e não ficar todo o dia à espera da entrega”, refere o administrador delegado.

A Chronopost já trabalha em Portugal há 25 anos mas só há dois anos se focou no mercado B2C, com entrega a clientes finais, acompanhando o crescimento dos negócios de comércio eletrónico. Olivier Establet admite que esta é a área de negócio que está em maior crescimento e que o potencial é ainda muito grande, à medida que os utilizadores reconhecem no ecommerce vantagens de preço e comodidade.

“A crise pode ser um elemento acelerador da transferência da taxa de consumo para o online”, refere o administrador delegado da Chronopost.

A empresa tem vindo a preparar a sua estrutura para estes desafios, tendo criado uma rede de levantamento de encomendas em lojas físicas, a Pick Me, mas desenvolvendo também a entrega ao domicílio, que é uma opção valorizada por muitos clientes.

Atualmente 10% do volume de negócio da Chronopost já provém do B2C e para 2013 a expectativa de crescimento é de 25%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: Foi acrescentada mais informação no terceiro parágrafo.