O Presidente da República Aníbal Cavaco Silva entregou hoje ao final da tarde o Prémio Diáspora a dois empreendedores portugueses que fizeram sucesso além fronteiras. Manuel Eduardo Vieira, da indústria agro-alimentar, e Paulo Taylor de Carvalho, do sector de TIC, foram os galardoados.

Já na sua segunda edição, este prémio é uma iniciativa da COTEC e conta com o alto patrocínio do Presidente da República.

Este ano foram submetidas 67 candidaturas de empresários dos cinco continentes ligados a vários sectores de actividade. A área mais representada era a das Tecnologias da Informação, Bio e Espaço, com 10 candidatos.

Com 63 anos, Manuel Eduardo Vieira desenvolveu a sua actividade na produção de batata-doce na Califórnia, onde comprou em 1977 a empresa criada pelo tio em 1977. De origem açoriana, o empresário saiu de Portugal ainda com 17 anos, tendo passado pelo Brasil onde completou os seus estudos.

O percurso de Paulo Taylor de Carvalho faz-se pelas Tecnologias da Informação. Emigrou para a Holanda para trabalhar numa empresa internacional de informática e acabaria, por brincadeira, por desenvolver um serviço para o telemóvel que permite suportar o Messenger do Yahoo, MSN e Google. Actualmente o eBuddy conta com 65 milhões de utilizadores desde 2005 e todos os meses são processadas no serviço 5,5 mil milhões de mensagens.