A poucos dias do início do Conselho Europeu de Barcelona, que se realiza entre 15 e 16 de Março, Romano Prodi, presidente da Comissão Europeia, aconselhou os Estados Membros a centrarem os seus esforços no progresso com base no conhecimento, divulgou ontem o serviço noticioso Cordis.



A pesquisa, inovação e tecnologias topo de gama são alguns factores determinantes para que a Europa atinja os objectivos definidos na Cimeira de Lisboa em 2000, referiu Romano Prodi. De salientar que recentemente os ministros da área das telecomunicações da União Europeia, que se reuniram de 21 a 23 de Fevereiro em Vitória, em Espanha, aproveitaram a ocasião para demonstrar o seu apoio ao prolongamento do plano de acção eEurope para 2003 a 2005, definindo uma linha de actuação para que se suplante os objectivos do eEurope 2002, alinhados na Cimeira de Lisboa.



Numa carta escrita em Março deste ano, Romano Prodi, alerta para a necessidade de estabelecer mais ligações entre a educação, a pesquisa na área empresarial e a inovação nos produtos desenvolvidos. Segundo este responsável, a União Europeia tem de incentivar os seus cientistas a criar produtos e tecnologias cada vez mais inovadoras.



Outro factor destacado pelo presidente da Comissão foi o fosso, ainda existente, entre as declarações políticas e a sua implementação efectiva nos respectivos países europeus. No sentido de corrigir esta situação será definido um novo Plano de Acção em breve para resolver este desfasamento.



Notícias Relacionadas:
2002-02-26 - Ministros reunidos em Vitoria apoiam Plano de Acção eEurope 2005

2002-02-26 - Presidência europeia avalia gestão UMTS e propõe base legal comum a todos Estados Membros

2002-02-25 - Comissão Europeia abandona determinação de melhores práticas para custos de telecomunicações

2002-02-13 - CE analisa progresso do eEurope Action Plan 2002 e estabelece novos objectivos