O presidente da Hewlett-Packard, Ray Lane, renunciou ao cargo depois de ter perdido a confiança dos acionistas da empresa por ser considerado como um dos responsáveis pela compra fracassada da Autonomy. O chairman é acompanhado por outros dois membros do conselho de administração no ato de demissão.

Na votação para presidente não-executivo da empresa realizada há algumas semanas, Ray Lane foi eleito com 60% dos votos, um número bastante abaixo dos 96% registados no ano passado - e que espelha o desagrado dos acionistas.

"Depois de refletir na votação dos acionistas do mês passado, decidi deixar o meu cargo como presidente executivo de forma a minimizar qualquer distração no processo de recuperação da HP", disse o ex-chairman em declarações reproduzidas pela Reuters.

A imprensa internacional avança no entanto que Ray Lane vai manter a posição como um dos diretores do conselho de administração da tecnológica norte-americana, que deve reunir-se em maio.

A compra da Autonomy pela HP foi uma das maiores aquisições dos últimos anos na área das TI mas tal como se desconfia, a Autonomy viciou alegadamente os resultados financeiros para influenciar o preço da compra. O ano fiscal de 2012 da Hewlett-Packard acabou por ser fortemente condicionado pela aquisição que está inclusive a ser investigada pelas autoridades norte-americanas.

Um dos atuais diretores do conselho de administração da HP, Ralph Whitworth, vai assumir a presidência de forma temporária até que seja encontrado um substituto em definitivo. A empresa especializada no segmento dos computadores e área de impressão está também à procura de dois ou três novos membros para o conselho administrativo da empresa.

A HP tem sofrido nos últimos trimestres várias capitulações nos membros da direção e mesmo a posição de direitor executivo da empresa foi alvo de uma "dança das cadeiras", que atualmente é ocupada por Meg Whitman.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.