Não é o primeiro e não será certamente o último, mas desta vez os argumentos são curiosos. O Facebook está a ser alvo de um novo processo judicial onde é acusado de violação de patentes.



Os queixosos, herdeiros de um inventor holandês, alegam que um sistema inventado pelo pai no início do milénio previa exatamente as mesmas funções que os botões Share e Like, agora tão populares no Facebook. O processo também questiona as semelhanças entre a rede social e a tecnologia inventado pelo holandês.




O inventor terá trabalhado no projeto vários anos, registou a patente e desenvolveu mesmo um piloto que chegou a lançar, mas em 2004 faleceu e o projeto não chegou a atingir uma versão final.




Os herdeiros, representados no processo por uma empresa de gestão de patentes, a Rembrandt, acusam agora a rede social de violar duas patentes registadas pelo pai. O processo corre num tribunal da Virgínia, nos Estados Unidos, e tem como objetivo um pedido de indemnização por danos, cujo valor ainda não fixado.




As ideias de Jos Van Der Meer, de 1998, estão descritas nos documentos do tribunal. Uma das patentes referia-se a uma nova tecnologia que permitiria ao utilizador comum a possibilidade de criar e usar um "diário pessoal" onde podia "reunir informação pessoal e conteúdos de terceiros, organizar essa informação de forma cronológica numa página de Internet personalizada e partilhar essa informação com um grupo selecionado de pessoas, como amigos, tirando partido de um sistema que definiria níveis de privacidade".




A segunda patente referia uma tecnologia que permitia a "transferência automática de conteúdos de terceiros da página de quem os produzia, para a página pessoal do utilizador do serviço, mediante ação do utilizador", detalha a agência France Press. É aqui que a acusação acredita estarem as semelhanças com o Like e Share do Facebook, também ele com muitas semelhanças com o conceito patenteado pelo inventor holandês.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico