A Twentieth Century Fox e outras cinco produtoras de cinema de Hollywood receberam 25,5 mil dólares em indemnizações relacionadas com a pirataria de filmes. A medida foi decretada por um tribunal chinês e mais do que um peso financeiro tem uma carga simbólica, pelo reduzido número de vezes em que processos do mesmo género chegam ao fim com este tipo de resultados, num país em que a pirataria têm índices muito elevados.



As produtoras cinematográficas vão receber a indemnização de uma loja de Pequim que comercializava DVDs piratas de títulos recentes do cinema como o Senhor dos Anéis, ou o Dia Depois de Amanhã, adianta o site do tribunal que publica a informação, citada por várias meios internacionais.



A China e os Estados Unidos têm em vigor acordos de cooperação que têm como objectivo travar a pirataria de música, filmes, produtos electrónicos e outros bens, sobretudo no que diz respeito à sua comercialização nos Estados Unidos. Estes acordos nem sempre dão frutos o que já por diversas vezes foi motivo de tensão entre os dois países.



Ainda recentemente foram divulgados números que indicam que a economia americana perde anualmente 12,5 mil milhões de dólares com a pirataria. Os mesmo dados, divulgados pelo Institute dor Policy Innovation, indicam que anualmente o país perde 71 mil postos de trabalho, consequência directa e indirecta da pirataria nos sectores da música, cinema e relacionados.



Notícias Relacionadas:

2007-08-24 - Economia americana perde 12,5 mil milhões de dólares ano com distribuição ilegal de música