
A tendência é a mesma que se verifica a nível internacional e está relacionada com a retracção ao consumo. No primeiro trimestre deste ano as vendas de produtos tecnológicos em Portugal caíram 13,7% face ao mesmo período de 2008, acumulando um valor de 606 milhões de euros.
A análise é da GfK que integra nesta categoria a electrónica de consumo, fotografia, pequenos e grandes electrodomésticos, telecomunicações, tecnologias de informação e equipamento de escritório.
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Já no final do ano passado as vendas neste segmento tinham registado uma evolução negativa, caindo 14,3% para os 811 milhões de euros.
Entre Janeiro e Março, um período tradicionalmente mais baixo nas vendas de produtos tecnológicos, só os pequenos electrodomésticos escaparam às quebras de vendas, subindo 5,4%.
As telecomunicações foram a área mais afectada, com quebras de 25,5%, seguindo-se os equipamentos de escritório e consumíveis, que baixaram 20%, e as tecnologias de informação, a perder 16,8%. A electrónica de consumo e a fotografia perderam ambas 11% nas vendas.
A empresa de estudos de mercado adianta que na electrónica de consumo cerca de 50% das vendas se devem aos LCD, que continuam a registar uma forte subida em termos de unidades vendidas, mas que cresceram apenas 4% na facturação devido à redução do preço médio.
É de notar ainda que apesar das fortes quebras da área de telecomunicações, que são causadas pela descida em facturação, unidades vendidas e na quebra do preço médio dos equipamentos, os smartphones têm ganho peso, representando já 22% das vendas.
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