A Optimus efectuou ontem o balanço do programa I-nnovators, numa altura em que este completou o seu primeiro ano de existência, numa conferência de imprensa de forma a assinalar as actividades desenvolvidas no âmbito deste projecto - ou comunidade, como a empresa de telecomunicações lhe prefere chamar - para o desenvolvimento de novas ideias e projectos.



Lançado em Junho de 2001, o I-nnovators contou até agora com mais de mil empreendedores registados, cerca de 150 ideias apresentadas e três projectos já comercializados no mercado. E no passado dia 15 de Maio, foi concluído o primeiro projecto totalmente desenvolvido por um membro desta comunidade de inovadores de tecnologias e negócios.



Dando pelo nome de "Onde Está a Bola?", consiste num passatempo sobre o recente Campeonato Mundial de Futebol de 2002 que teve origem num projecto da BeActive. Esta empresa candidatou-se ao I-nnovators logo no seu início. Depois da apresentação da ideia em nome individual, foi então criada a companhia BeActive.



Àquele passatempo, juntaram-se outros dois jogos intitulados "O Rei da Bola" e "O Goleador", tendo ainda como pano de fundo o Mundial de Futebol, fruto de um acordo celebrado entre a BeActive e a Optimus em Fevereiro de 2002. Para além disso, está também previsto para breve o lançamento de mais projectos I-nnovators, tanto na área do entretenimento como no sector empresarial.



O objectivo deste programa é disponibilizar apoio tecnológico e de negócio ao desenvolvimento nacional de novas ideias e projectos no âmbito dos conteúdos, serviços e aplicações para a nova geração de comunicações móveis.



Para tal, a Optimus conta com um vasto conjunto de parcerias com empresas como a Ericsson, HP, Sun Microsystems e WeDo Consulting, no que toca ao suporte tecnológico. Em termos de apoio de negócio, estabeleceu também parcerias com o Tagus Park, a revista Ideias&Negócios e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). A PMECapital colabora ainda com o apoio ao financiamento.


Notícias Relacionadas:

2001-06-21 - I-nnovators da Optimus online