A Microsoft apresentou hoje o Programa TII – Tecnologia, Inovação e Iniciativa que pretende ajudar a combater o desemprego através da formação. Nos termos do programa vão receber formação de competências básicas em TIC 3 mil funcionários do sector têxtil que se encontram desempregados.

O programa – que resulta de uma parceria entre a Microsoft e o CITEVE - conta com um curriculum de formação adaptado às especificidades dos seus destinatários, que será complementado com sessões específicas de motivação para a formação/emprego e pela divulgação de mecanismos de inserção profissional, detalha um comunicado.

Para já será montado um centro de formação em Vila Nova de Famalicão, que a prazo será complementada com três novos centros em Guimarães, na Covilhã e numa outra localização ainda não definida. Os principais destinatários do programa deverão ser mulheres com idade superior a 45 anos, com baixa formação e sem conhecimentos de informática, prevê a empresa.

A Microsoft garante que a sua intenção com o lançamento do programa é contribuir para os objectivos europeus de redução do desemprego, lembrando que a Estratégia de Crescimento e Empregos definida pela Comissão Europeia tem como meta formar 20 milhões de trabalhadores europeus com novas competências até 2010.

A apresentação da iniciativa, enquadrada como europeia, contou com a presença do ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, e do Comissário Europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades, Vladimir Spidla. Portugal funciona como piloto para a introdução do programa que deverá vir a ser estendido a outros países da Europa.

João Paulo Girbal, director geral da Microsoft considerou que a introdução do Unlimited Potential é uma forma de “permitir que estas pessoas adquiram competências tecnológicas...criando oportunidades para que possam mudar de vida”.

O mesmo programa Unlimited Potential enquadra em Portugal outras duas iniciativas, o programa Escolhas que prevê a criação de Centros de Inclusão Digital dirigidos a crianças e jovens menos favorecidas e o Cais Digital desenhado com o objectivo melhorar as condições de vida de pessoas desfavorecidas.



Notícias Relacionadas:

2004-11-05 - Segunda geração do programa Escolhas financia Centros de Inclusão Digital