Já se arrasta há meses o "namoro" da Avaya pela unidade de comunicações empresariais da Nortel, depois da empresa ter entrado em processo de falência. A companhia conseguiu agora um passo importante, vencendo o leilão com uma licitação de 915 milhões de dólares (cerca de 617 milhões de euros), quase o dobro do que tinha proposto inicialmente.

De acordo com os termos definidos no negócio, a Avaya vai pagar 900 milhões de dólares em dinheiro, a que se juntam cerca de 15 milhões de dólares reservados a um programa de retenção de funcionários.

O anúncio de ontem encerra o processo de leilão onde a Avaya enfrentou um concorrente desconhecido interessado na Nortel Enterprise Solutions, mas a compra ainda está sujeita à aprovação regulatória por parte de tribunais e clientes no Canadá e Estados Unidos.

O anúncio da falência da Nortel em Janeiro fez com que a empresa acabasse por ser desmontada e cobiçada por diversas companhias. O negócio móvel foi adquirido pela Ericsson por cerca de 790 milhões de euros, sendo a Nokia Siemens Networks a grande derrotada nesta aquisição.

A Avaya parecia estar segura da sua aquisição da área de comunicações empresariais em Julho, com a assinatura de um acordo de aquisição, mas a entrada de um concorrente em cena fez com que a empresa tivesse que desembolsar quase o dobro do valor que tinha previsto inicialmente.

"A nossa proposta vencedora permitirá a integração da Nortel, com o seu canal complementar, portfólio, investigação e desenvolvimento e presença global, junto da Avaya," afirma Kevin Kennedy, presidente e CEO da Avaya, no comunicado que anuncia a vitória no leilão.

Nota da Redacção: A notícia foi corrigida numa precisão em relação à origem da Nortel.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.