O Partido Socialista promoveu um encontro com a participação de António Guterres para falar na Estratégia de Lisboa, que continua na primeira linha das políticas socialistas. O ex-Primeiro ministro, que liderou a adopção da Estratégia, explicou que os socialistas defendem um choque tecnológico e que centram o seu programa eleitoral no Plano Tecnológico.




Neste contexto os socialistas apontam como prioridades "a educação, a inovação, acesso às novas tecnologias, criação de condições favoráveis à inovação no sector empresarial e competitividade, numa lógica de coesão social".




José Sócrates sublinhou que o PS conta defender estes princípios em questões europeias centrais como a revisão da Estratégia de Lisboa - logo depois das eleições - a discussão do IV Quadro Comunitário de Apoio ou a revisão da Política Económica Comum.




O Partido Socialista defende que os instrumentos mais fortes da UE devem ser alinhados com esta Estratégia, por forma a garantir o seu avanço em todos os países da UE de forma simultânea e efectiva.




O candidato a Primeiro-ministro admitiu a possibilidade de estender ao ensino básico não só o inglês, conforme anunciou recentemente, mas também a informática, caso venha a ser Governo.




A fraca competitividade e baixa formação nas empresas foram problemas sublinhados pelos oradores como entraves ao desenvolvimento do país e capacidade para uma aproximação às médias europeias.





Notícias Relacionadas:

2005-01-24 - Principais candidatos aceitam desafio do SAPO e asseguram blogs

2004-12-30 - Luxemburgo quer atrair os melhores cientistas à Europa e recuperar Estratégia de Lisboa