A Comissão Europeia (CE) anunciou o ranking das mil empresas europeias que mais investiram no sector de Investigação e Desenvolvimento no ano passado. A Portugal Telecom e a Sociedade Interbancária de Serviços - SIBS - são as duas únicas empresas portuguesas que figuram na lista com um investimento de 11,10 e 4,06 milhões de euros, respectivamente.



De acordo com os resultados apresentados o investimento da PT foi 4,3 por cento inferior ao valor registado anteriormente, pelo que, este ano, a empresa nacional ocupa o 555º lugar no ranking da CE. Por outro lado, o investimento da SIBS garantiu-lhe a 876ª posição no ano passado.



Este ano os resultados mostram que as empresas europeias apostaram mais em Investigação e Desenvolvimento, o que levou a um aumento do investimento no sector na ordem dos 5,3 por cento, um valor que contrasta com os 0,7 por cento registados em 2005. No que diz respeito ao top 1000 de empresas fora da União Europeia, o investimento em ID ascendeu 7,7 por cento, um ponto percentual a mais que no ano passado.



O Comissário Europeu para a área da Ciência e Investigação, Janez Potocnik, refere em comunicado que este "é um ano promissor em ID" e que, "se a tendência se mantiver, é possível reduzir gradualmente as diferenças de investimento" entre a Europa e os Estados Unidos.



A maioria das empresas que figuram no topo do ranking de investimento em ID pertencem ao sector automóvel, com a Daimler-Chrysler a ocupar o lugar de destaque entre as marcas europeias.



O sector farmacêutico e o de IT hardware foram os segmentos que se destacaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, no top 50 das empresas com maior investimento.

Notícias Relacionadas:

2005-02-02 - Viviane Reding desvenda novas prioridades para Sociedade da Informação até 2010

2002-11-09 - Europa não investe o suficiente na área da investigação