O grupo Portugal Telecom foi aquele que mais reclamações motivou durante o ano passado junto da DECO, segundo dados avançados pela associação de defesa do consumidor.

Tal como aconteceu em anos anteriores, as telecomunicações lideraram o conjunto de queixas apresentadas junto da DECO em 2008, na origem das quais está, na maior parte dos casos, o acesso à Internet.

O sector das telecomunicações ocasionou mais de 87 mil contactos em que, além da Portugal Telecom, se destacam a Zon Tv Cabo, o grupo Sonae e a Vodafone, esta última com "bastante menos reclamações do que as outras empresas", referiu Ana Tapadinhas, jurista da associação, citada pela Lusa.

O segundo sector com mais reclamações foi o das compras e vendas, incluindo a venda de bens com defeito ou as vendas agressivas. Neste grupo os mais citados foram a Worten, a Nokia, The Phone House e a Rádio Popular.

Em 2008, a Deco recebeu perto de 330 mil reclamações e pedidos de informações, mais 31 por cento do que o valor registado no ano anterior.