Foi ontem anunciada pela PT Multimédia a compra de três empresas de televisão por cabo detidas pelo empresário madeirense Joe Berardo. A Bragatel, Pluricanal Leiria e Pluricanal Santarém somam mais 164 mil casas cabladas à operação da TV Cabo num negócio avaliado em 65 milhões de euros que está ainda sujeito à aprovação da Autoridade da Concorrência.

Em comunicado a empresa do Grupo PT adianta que adquiriu a totalidade do capital da Bragatel, a empresa a operar em Braga, mas apenas 92,06 por cento da Pluricanal Leiria e 98,75 por cento da Pluricanal Santarém. As participações eram detidas pela Metalgest de Joe Berardo.

O montante a pagar pela PT Multimédia por estas participações está indexado ao EBITDA das sociedades no momento de fecho da transacção, sendo aplicado um múltiplo de 12x EBITDA, o que corresponde a 65 milhões de euros.

A transacção está sujeita a aprovação da AdC e a processos de due dilligence da PTM, mas a empresa estima que a integração das três operadoras deverá estar concluído no prazo de seis meses após o fecho da transacção, gerando "sinergias
significativas, nomeadamente ao nível da aquisição e gestão de conteúdos, do marketing e de outros custos gerais e administrativos".

Dados adiantados pela PT Multimédia em comunicado à CMVM indicam que as três operadoras adquiridas possuíam um total de 164 mil casas passadas no final de Junho de 2007, e gerando receitas de 6 milhões de euros no primeiro semestre deste ano e um EBITDA de 2,8 milhões de euros no mesmo período.

A Pluricanal iniciou a actividade em Leiria em 1995 com um serviço de cabo que se estende actualmente a 14 concelhos, possuindo licença para um total de 45 concelhos. Desde 2001 a empresa fornece também acesso Internet. Já a Bragatel iniciou a actividade em 1994 e abrange actualmente toda a cidade de Braga e algumas freguesias da periferia, como Vila Verde, Prado e Amares, para além da cidade de Famalicão.

Recorde-se que a PT Multimédia está a preparar a separação do Grupo PT, uma operação que está prevista para este ano, e que pretende afirmar-se como terceiro operador de telecomunicações português, esperando entrar também no serviço de telefone móvel para o qual já solicitou uma licença à Anacom.

Notícias Relacionadas:

2007-07-12- PT Multimédia já solicitou frequências móveis à Anacom
2007-05-03 - TV Cabo alarga serviço telefónico a toda a rede de clientes

2007-04-27 - Assembleia Geral da PT aprova separação da PT Multimédia

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.