A parceria da Portugal Telecom com a Oi tem vindo a ser intensificada, com o reforço de participação da PT na operadora brasileira, que na semana passada aumentou para 7% a participação da Telemar na operadora portuguesa.

É através destas sinergias que Zeinal Bava, presidente executivo, acredita poder manter a meta traçada para a PT de atingir 100 milhões de clientes em 2011, um objectivo definido aquando da renovação da marca em 2009, que passava pela aposta num peso de 2/3 do negócio internacional, o lançamento do investimento em Fibra e o enfoque no triple play. Actualmente a empresa já detém mais de 84 milhões de clientes globalmente.

Em entrevista à revista McKinsey Quarterly, Zeinal Bava adianta que o investimento da Portugal Telecom na parceria com a brasileira Oi deverá gerar sinergias superiores às que foram conseguidas com a Vivo, na joint venture com a Telefónica. Isto apesar de deter apenas uma participação

O facto da Oi ser um operador integrado com negócio fixo e móvel e o desenvolvimento esperado do mercado brasileiro para a integração de serviços de voz, vídeo e dados justificam esta expectativa da PT.

A Oi detém 64 milhões de clientes, entre fixo e móvel, o que a coloca na primeira posição global no mercado brasileiro, mas nos móveis a empresa está em quarto lugar, bastante atrás da Vivo, que lidera com uma quota de 29,48%.

No relatório e contas de 2010 a PT indicava que tinha 21,55 milhões de clientes a nível global, um número que ainda não tinha consolidado com a Oi e já não contabilizava a Vivo. Em Portugal o número de clientes no final do ano era de 11,9 milhões, desdobrados nos 4,527 milhões na rede fixa, 1 milhão na banda larga fixa, 830 mil na TV por subscrição e 7,42 milhões na rede móvel.

Nota de Redacção: Foi mudada a forma de apresentação dos números de clientes da PT, com a opção de apresentação em milhões e não em milhares, como inicialmente tinha sido escrito.