Os números relativos ao primeiro trimestre foram hoje apresentados ao mercado e o comunicado entregue à CMVM indica que as receitas operacionais da Portugal Telecom atingiram os 1.553 milhões de euros, com o EBITDA a fixar-se em 526 milhões de euros.

Apesar da quebra de 52% nos lucros, face ao valor registado no primeiro trimestre de 2011, os valores de 27 milhões de euros ficaram acima das previsões dos analistas que tinham definido metas mais pessimistas, com os lucros a fixarem-se nos 23 milhões de euros.

A descida das receitas operacionais foi o fator mais penalizador para a redução do lucro da PT. em ternos consolidados o negócio recuou 9,2%, com o negócio no Brasil a recuar 8,2% e em Portugal a descer 6,8%.

Em Portugal as quebras foram mais elevadas nos serviços e no sector empresarial, que recuaram 13,6 e 10,5%, respetivamente.

A única área em crescimento face ao período homólogo foi o segmento residencial, que aumentou as receitas em 3,2% onde a PT está a apostar fortemente com as ofertas triple e quadruple play, nomeadamente o M4O, lançado já este ano.

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Segundo o comunicado o aumento dos clientes na rede fixa foi impulsionado pelo MEO, com a base de clientes de TV por subscrição a aumentar 12,3% para 1.248 mil assinantes, conseguindo a PT captar 25 mil novos utilizadores.

No segmento móvel, que inclui a TMN mas também os novos assinantes do M4O, a PT registou um crescimento de 3,2& no número de clientes, com 52 mil novos subscritores mas perdendo 44 mil utilizadores (que a PT apelida como desligamentos). O segmento pós pago registou 99 mil novos clientes, um desempenho atribuído ao sucesso do M4O.

A empresa detalha que, em maio de 2013, o total de RGUs associados ao serviço M4O - o nome que a PT dá às unidades geradoras de receitas, ou seja clientes - ultrapassou os 600 mil, dos quais 40% são novos clientes para a PT.

Mesmo assim a receita de clientes baixou, e o ARPU (receita média mensal por utilizador) fixa-se agora em 7,6 euros, menos 13% do que há um ano atrás. Em comunicado a empresa nota que as quebras são efeito da conjuntura económica mas também da concorrência, e garante que os efeitos foram parcialmente compensados "pelo forte crescimento das receitas de "internetnotelemóvel", sustentadas no aumento da penetração de smartphones".

No segmento empresarial, onde a PT oferece serviços de voz e dados, fixos e móveis, assim como ofertas convergentes e integradas de TI, a empresa conseguiu 12 mil novos clientes que já reflete também a oferta do M4O nas micro, pequenas e médias empresas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico