A Microsoft e a HTC anunciaram esta terça-feira que tinham assinado um acordo segundo o qual a fabricante de telemóveis se compromete a pagar à Microsoft para poder vender telefones com sistema operativo… da Google. Em causa está a alegada utilização, no desenvolvimento do Android, de tecnologia patenteada pela gigante de Redmond.

Na sequência do anúncio, um dos responsáveis pela área jurídica da Microsoft veio afirmar publicamente, em declarações à , que a gigante das pesquisas tinha violado diversas patentes registadas pela empresa quando criou o sistema operativo Android - embora se tenha recusado a mencionar, em concreto, quais as tecnologias copiadas.

O responsável deixou de lado a hipótese de processar a Google, afirmando que a empresa prefere resolver as questões relativas aos direitos de propriedade intelectual sem recorrer aos tribunais, mas que não pretende deixar que a concorrência "tire partido das nossas inovações sem pagar por isso".

O acordo com a HTC (que fabrica vários dispositivos com o sistema operativo da Google, incluindo o Nexus One) prevê a utilização da tecnologia patenteada presente no Android mediante contrapartidas monetárias para a Microsoft, mas as empresas não avançaram quais os valores envolvidos. O representante garantiu apenas que "a Microsoft vai receber royalties da HTC".

A Microsoft adiantou também que se encontra em conversações com outras fabricantes de telefones que usam a plataforma desenvolvida pela Google.

O consenso com a HTC surge numa altura em que a fabricante de Taiwan está a ser processada pela Apple por violação de patentes, tanto por tecnologia usada nos dispositivos Android como naqueles que vende com sistema operativo Windows Mobile.