Foi aprovado em Conselho de Ministros um novo decreto-lei que tem em vista a criação de uma rede informática para acompanhamento das entradas dos Livros de Reclamações. Desta forma, o envio das reclamações para a Direcção Geral do Consumidor (DGC) deixa de ser feita em papel e passa a ser efectuado através da plataforma informática.
O sistema será gerido pela DGC e permitirá que os consumidores e agentes económicos possam verificar o estado das reclamações, observando a evolução das mesmas "aquando da sua análise pelas entidades reguladoras e autoridades de controlo do mercado", diz um comunicado do Governo.
Esta medida tem como objectivo reforçar a transparência das relações entre a Administração Central, as entidades reguladoras e de controlo do mercado e dos consumidores reclamantes e os profissionais reclamados, já que permite o acesso às reclamações que lhes digam respeito.
Segundo o mesmo documento "a criação desta rede permitirá também um melhor tratamento estatístico da informação recolhida já que torna mais fácil identificar os sectores do mercado onde as entidades de regulação e fiscalização necessitam de agir".
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários