A Diageo, a Cisco Systems e a Microsoft são as melhores empresas para trabalhar em Portugal. A distinção foi dada às três organizações pelo Instituto Great Place to Work que desde o ano 2000 compila uma lista das melhores empresas para trabalhar.



Enquanto a Diageo recebeu o prémio na categoria de empresas com menos de 100 trabalhadores, a Cisco ficou com a distinção na categoria entre 100 e 250 trabalhadores, enquanto a Microsoft conquistou o galardão acima dos 250 trabalhadores. E a presença de tecnológicas entre as melhores empresas para se trabalhar não fica por aqui.



Olhando para os resultados que foram divulgados esta semana é ainda possível encontrar nomes como a Gatewit, a EMC Portugal, a OutSystems, AbbVie, ROFF e Teleperformance. A lista completa pode ser encontrada no site oficial da GPtW.



Mas o que faz de uma empresa um bom local para trabalhar? De acordo com a informação oficial do instituto que definiu a lista contribuem vários factores para a classificação final:



- Ética e honestidade dos executivos;

- Taxa de orgulho dos funcionários em trabalharem para a empresa;

- Resultados e impacto da empresa ao nível da comunidade;

- Qualidade das instalações;

- Comemoração de acontecimentos especiais;

- Promoção da flexibilidade de horário e do teletrabalho;

- Possibilidade de adquirir experiência a nível internacional;

- Possibilidade de fazer formações;

- Existência de infraestruturas de apoio médico;

- Período de licença de maternidade superior ao previsto na lei;

- Criação de grupos de responsabilidade social;



Em comunicado a Great Place to Work adianta ainda que "em 2015, os pontos fortes do Top Geral a destacar são o acolhimento (95%), o orgulho em trabalhar na empresa (93%) e nos seus resultados (94%) e a comemoração de acontecimentos especiais (93%".


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico