Empresas responsáveis por vários sites norte americanos estão a ser processadas por um grupo de advogados, que as acusa de terem usado um programa de software para reter, indevidamente, dados dos utilizadores que passaram pelas suas plataformas. Entre os sites visados pela acusação estão o da Disney e da Warner.



Segundo a acusação os sites em causa tiraram partido da tecnologia da Clearspring, que faz uso de um Plug-in do Flash para recolher dados de perfil dos utilizadores, como fazem os sistemas convencionais de cookies mas usando uma técnica menos conhecida e não detectável pelos mecanismos de privacidade dos browsers.



A informação recolhida - que em alguns casos dizia também respeito a crianças - era relativa a idade, sexo, profissão, preferências de navegação, entre outras.



Esta técnica de rastreio de informação sobre as preferências dos utilizadores já tinha sido denunciada num estudo publicado há cerca de um ano por um grupo de investigadores norte-americanos.



No documento, os investigadores da Universidade de Berkeley apontavam que metade dos sites mais conhecidos dos Estados Unidos usaria este tipo de cookies, que escapa aos controlos de privacidade do browser.



Outra empresa americana cuja tecnologia faz uso do mesmo tipo de técnica foi também recentemente processada, revela a imprensa internacional.