Afinal, parece que 2003 ainda não deverá ser o ano da recuperação na área das TI. No lugar de abandonarem as restrições no orçamento normalmente dedicado à aquisição de hardware e software, como anteriormente previsto, as empresas estão em vez disso a preparar-se para uma nova redução de despesas em 2003, indica a Goldman Sachs.



Contrariamente às diversas previsões que apontavam para a recuperação do sector durante este ano, o estudo da Goldman Sachs realizado no final de 2002, revela que os directores de informática pretendem poupar mais do que no ano anterior, sendo agora esperado um declínio nos gastos em tecnologia, no lugar do crescimento de dois ou três por cento.



Do inquérito a 100 directores informáticos de grandes empresas norte-americanas, a Goldman Sachs conclui que os gastos médios em hardware e software vão diminuir em um por cento este ano, comparativamente ao ano passado. O estudo foi conduzido no passado mês de Dezembro, altura em que a maioria das empresas finalizava os seus orçamentos para 2003.



Os resultados de idêntico estudo anterior da Goldman Sachs, conduzido em Outubro, anteviam um crescimento de dois a três por cento nas compras empresariais de informática para 2003.



“Os nossos últimos resultados indicam uma determinação renovada entre os directores administrativos de controlo de gastos”, refere a Goldman Sachs.



Os dados são um mau sinal para a fraca indústria de TI, que há mais de dois anos tem sofrido com quedas sucessivas nas vendas e quando se esperava que 2003 fosse um ano de retorno ao crescimento positivo, embora modesto para uma indústria acostumada à rápida expansão.



Deste modo, e tomando como referência este último estudo da Goldman Sachs, tal será pouco provável. Dois terços dos inquiridos continuam a determinar restrições ao orçamento dedicado à informática, com 43 por cento dos mesmos a referir que a situação não deverá mudar pelo menos antes de 2004.



A previsão para um crescimento a longo termo sofreu uma queda para os cinco por cento dos seis a sete por cento estimados anteriormente.



Notícias Relacionadas:

2002-10-23 - Reduções de custos empresariais em Tecnologias da Informação no limite

2002-07-29 – Despesas em TIs recuperam no fim do ano e chegam ao bilião de dólares em 2003

2002-04-18 - Sector industrial é quem mais investe em Tecnologias de Informação