A Toshiba Portugal assinou hoje com várias entidades ligadas ao ensino e investigação um protocolo através do qual é criada a Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba - Portugal que irá dinamizar diversas iniciativas ligadas à I&D na área dos conteúdos digitais e uso da tecnologia no contexto da educação.

O projecto prevê o investimento de 1 milhão de euros a cinco anos e integra a criação de uma cátedra com o nome do presidente da empresa nipónica, a instalação de laboratórios de investigação e ateliers de informática nos centros Ciência Viva.

Atsutoshi Nishida, presidente da Toshiba Corporation, salientou na sua apresentação a importância das tecnologias no ensino. "A educação está a mudar para um novo paradigma em que estudantes e professores têm vários papéis, colaborando sem preconceitos", afirma.

O protocolo hoje assinado envolve a Toshiba, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e a Agência Ciência Viva.

Para a cátedra "Atsutoshi Nishida", a Toshiba quer atrair no espaço de um ano um investigador internacional para conduzir actividades de investigação, enquanto no caso da instalação de laboratórios de investigação a Toshiba irá doar equipamentos, sendo a iniciativa integrada no Programa UTAustin-Portugal.

A empresa vai também doar equipamentos para os Centros Ciência Viva de coimbra e de Estremoz que serão os primeiros a dinamizar laboratórios e ateliers de informática para a difusão de conteúdos digitais em Centros Ciência Viva. Segundo o avançado durante a conferência, estes centros serão também usados na formação e apoio a professores e alunos para a construção de ferramentas pedagógicas virtuais.