Segundo um estudo da Forrester, 44 por cento dos lares norte-americanos ligados à Internet irão adoptar sistemas de rede doméstica até 2008. Para a empresa, a primeira etapa deste boom dar-se-á quando os utilizadores começarem a ligar massivamente os seus computadores em rede para fins de entretenimento. Daí até às aplicações em ambientes domésticos será apenas um pequeno passo, prevê a empresa responsável pela análise. No momento, apenas 12 por cento dos lares online norte-americanos já possuem redes domésticas, cifra que se traduz em cerca de 8 milhões de ligações.
Segundo os dados da Forrester, criar uma rede de PCs é actualmente algo atractivo para muitos consumidores que desejam partilhar meios como a banda-larga, impressoras ou ficheiros, beneficiando dos preços acessíveis dos componentes de que necessitam para essas operações. A médio prazo esse fenómeno deverá alargar-se com a área de entretenimento caseiro, com as redes de PC a rivalizarem com as set-top boxes como principal fornecedor de home entertainment.
Quanto à massificação das aplicações para redes domésticas terá de esperar alguns anos até que os custos de desenvolvimento da tecnologia necessária à implementação das mesmas se tornem acessíveis ao cidadão comum. Segundo Charles Golvin, analista sénior da Forrester: "Podemos esperar uma razoável adopção [das redes domésticas] até 2007. Até lá existirão suficientes lares com estas aplicações, logo uma base instalada, e como resultado uma maior procura por estas aplicações e aparelhos", referiu ao site News.com.
Ainda segundo a Forrester, 37 milhões de lares norte-americanos online terão redes domésticas em 2008, ou seja, mais do quádruplo daqueles que as têm instaladas actualmente naquele país.
Notícias Relacionadas:
2003-03-21 - Cisco fortalece área de redes domésticas com aquisição da Linksys
2002-05-09 - Pace e Philips parceiras em soluções de conectividade para iTV
2002-04-22 - Intel revela novo software para redes domésticas e criação de aplicações avançadas
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários