A First Tuesday, a maior rede mundial de empreendedores, com cerca de 120 mil membros internacionais registados e 1.400 a nível nacional, prepara o seu regresso a Portugal depois de um ano de interregno "necessário para repensar o conceito e reorganizar estratégias e objectivos", de acordo com o explicado em comunicado enviado à imprensa.



Fundado por dois ingleses e dois norte-americanos, o projecto surgiu em Londres, em Outubro de 1998, com o intuito de reunir, na primeira terça-feira de cada mês, empreendedores e investidores na área da Nova Economia. Em 1999 assinaram-se as primeiras licenças internacionais, tendo o conceito chegado a Portugal em Janeiro de 2000.




Decorrido um ano, e depois de 10 eventos realizados, a First Tuesday em Portugal parou para re-analisar as conjunturas do momento, de forma decidir qual o rumo possível face às transformações drásticas do mercado das dotcom que vieram abalar a credibilidade dos conceitos relacionados com a então chamada Nova Economia.



"Era preciso repensar o projecto. Os objectivos iniciais da First Tuesday eram favorecer o encontro entre empreendedores da Nova Economia com investidores capazes de viabilizar os seus projectos, promover um fórum de discussão moderado e realizar um evento na primeira terça-feira de cada mês onde se reunisse fisicamente uma comunidade 'virtual' de todos os profissionais, empreendedores e investidores desta nova área de negócio", explica Diana Metello, actual detentora do conceito e City Leader da Fisrt Tuesday para Portugal, no comunicado enviado à imprensa.



A mesma responsável afirma que, em termos gerais, os objectivos foram atingidos, pois "desenvolveu-se o conceito de empreendedorismo, mudando as mentalidades e propondo novas formas de fazer negócio e, nesse aspecto, as expectativas iniciais foram largamente ultrapassadas", acrescenta.



A marca chegou a ser adquirida pela Yazam, uma start-up israelita com uma rede muito forte de investidores a nível mundial, fusão esta que não resultou. Em Abril de 2001, os City Leaders compraram a marca de volta.



Estes responsáveis defendem que os conceitos universais não se podem sobrepor às realidades locais. Havia portanto a necessidade de mais uma vez adaptar localmente o conceito e os eventos, reestruturando e reorganizando primeiro o First Tuesday a nível internacional, repensando o conceito, e adaptando-o à realidade da "nova" Nova Economia.



No comunicado explica-se que o objectivo principal do "novo" First Tuesday continua a ser dinamizar e fomentar o empreendedorismo mas com uma nova atitude, com o intuito de fomentar parcerias, aperfeiçoar e aprofundar sinergias, divulgar projectos e novas tecnologias, disponibilizar a informação indispensável à tomada de decisões e reunir todo o "capital humano" especializado nestas áreas, criando assim novas oportunidades de negócio.



Nesse sentido, foram aperfeiçoados e introduzidos novos tipos de eventos. Além dos "Classic Events", poderão existir outros como os "Customized Events", que serão criados e adaptados aos temas do momento e aos objectivos específicos dos patrocinadores, os "Award Events", que consistem na atribuição de prémios de excelência a empresas e projectos seleccionados por Patrocinadores e pelos membros do First Tuesday, os "Thought Leadership", reuniões de peritos para discussão de um tópico específico apresentando as suas perspectivas aos membros do First Tuesday, e as "Wireless Wednesday", eventos relacionados com o segmento móvel das telecomunicações, a realizar numa quarta-feira, tal como o seu nome indica.



Paralelamente, manter-se-á o Forum de Discussão online e, em fase de preparação e estruturação a nível internacional, estão o Research First Tuesday - um centro de pesquisa para membros do First Tuesday, e o Human Resources First Tuesday - que funcionará como um Head Hunting para membros do First Tuesday.



Notícias Relacionadas:

2001-02-16 - First Tuesday português com dois novos espaços online