As redes móveis nacionais apresentam boas capacidades para manter comunicações de voz de longa duração (chamadas superiores a cinco minutos) "com qualidade e clareza", diz o estudo conduzido pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), em Maio de 2005. À semelhança de estudos anteriores, a entidade analisou os níveis de cobertura, acessibilidade e qualidade áudio no território nacional e concluiu que os resultados estão nos níveis adequados.

Foram efectuadas chamadas teste nos eixos Lisboa-Porto, Porto-Valença-Porto, Lisboa-Sintra-Cascais-Lisboa e Lisboa-Vila Real de Santo António e concluiu-se que "mais de 93 por cento das comunicações foram estabelecidas com sucesso e cerca de 98 por cento das mesmas apresentaram valores médios de qualidade áudio", referiu a Anacom.

Comparativamente com os resultados do estudo sobre as chamadas de média duração (110 segundos), realizado em Outubro/Dezembro de 2004, verificou-se que o indicador de acessibilidade apresenta níveis mais baixos para as chamadas de cinco minutos, uma vez que o número de chamadas perdidas foi superior. Já a qualidade áudio, não apresenta diferenças significativas entre os resultados dos dois estudos.

Notícias Relacionadas:
2005-03-04 - Redes GSM mostram bom nível de cobertura e desempenho em centros urbanos e eixos ferroviários

2004-09-24 - Qualidade das redes móveis novamente em análise pela Anacom

2002-10-08 - Rede móvel apresenta elevado nível de acessibilidade mas é pouco homogénea