Manuel Pinho, ministro da Economia, apresenta hoje em Santa Maria da Feira a reorientação estratégica do PRIME - Programa de Incentivos à Modernização da Economia, que passa a contemplar uma verba de 1,5 mil milhões de euros, conversíveis em incentivos à inovação para as PMEs, adianta o Diário de Notícias.



Já na comunicação enviada à imprensa na passada sexta feira o ministério dá conta que Manuel Pinho vai escolher uma plateia de empresários para apresentar a reorganização do programa, explicando que esta visa permitir a "retoma do investimento empresarial de acordo com as prioridades do Plano Tecnológico e da internacionalização, em particular a conquista de quotas de mercado em Espanha".



No mesmo dia Manuel Pinho adiantou também em declarações aos jornalistas que o principal objectivo da reestruturação é "desburocratizar" e dar às empresas "um acesso mais fácil e expedito" aos apoios financeiros no curto prazo.


De acordo com o diário, o investimento total nos projectos visados por este programa de apoio à inovação nas PMEs pode ascender a 4,6 mil milhões de euros, três vezes mais que o valor definido para apoio público.



A reorientação do PRIME funciona como complemento ao Programa de Investimentos em infra-estruturas, apresentado na semana passada, e terá como áreas prioritárias o turismo, energia, indústria e os serviços, áreas de apoio definidas à data da criação do programa em 2003.



O PRIME insere-se no Eixo 2 do Plano de Desenvolvimento Regional, "Alterar o Perfil Produtivo em Direcção às Actividades de Futuro" e foi criado com o objectivo de reforçar a produtividade e competitividade das empresas, ao mesmo tempo que promove "novos potenciais de desenvolvimento".



O programa desenvolve-se em torno de três eixos estratégicos: Dinamização das Empresas; Qualificação dos Recursos Humanos; Dinamização da Envolvente Empresarial.



A apresentação do PRIME renovado é feita hoje às 17h30 em Santa Maria da Feira e amanhã em Santarém. Ambos os eventos decorrem em sessão pública.



Notícias Relacionadas:

2005-03-24 - Inov-Jovem aprovado em reunião de Conselho de Ministros