A IDC prevê que o número total de programadores profissionais a nível mundial crescerá numa taxa anual composta de 9,8 por cento entre 2003 e 2008, alcançando os 14,9 milhões em 2008.
A região da Ásia Pacifico vai assumir a liderança nesta área já em 2006, enquanto o Médio Oriente e África apresentam o maior crescimento composto como região até 2008.



A análise da consultora é baseada numa estatística mundial de população, nas mudanças das aptidões literárias e no crescimento tecnológico. A IDC afirma que a China e a Índia são os países com maior subida no número de programadores de software, registando crescimentos de 25,6 por cento e 24,5 por cento respectivamente.



"Uma vez que a China e a Índia representam mais de um terceiro da população do mundo e que muitas empresas estão a apostar no desenvolvimento tecnológico da Ásia Pacífico, o domínio nesta região é esperado", afirma Stephen Hendrick, vice presidente do grupo IDC Research. As novas técnicas de desenvolvimento de software e o offshoring vão pressionar a redução progressiva do número de programadores nos Estados Unidos, que perde assim a primeira posição.



Actualmente são 10 os países onde as empresas de desenvolvimento de software podem concentrar as suas atenções, nomeadamente os EUA, Rússia, Índia, Japão, Canadá, Alemanha, China, Reino Unido, França e Itália, com a Espanha a aproximar-se da quinta posição. A IDC recomenda porém que as empresas se concentrem nas especificidades locais de mercados com grande potencial de crescimento, abandonando este determinismo geográfico.


Segundo o relatório muitos países em desenvolvimento necessitam de oportunidades adicionais de formação e de software e documentação nas suas línguas nativas. "As empresas que estão dispostas a endereçar as necessidades de mercados de menor dimensão podem garantir ai maior quota de mercado do que em outros países onde a concorrência é maior", acrescenta Stephen Hendrick.

Notícias Relacionadas:
2005-01-05 - IDC pressagia para 2005 muita turbulência e fraco crescimento no sector das TI

2001-11-26 - IDC projecta crescimento da indústria de conteúdos online