O Reino Unido foi classificado pela Informa Telecoms & Media como o país que mais utiliza tecnologias digitais. O estudo publicado trimestralmente pela Informa atribuía um índice de convergência de 30,5 ao país no final de 2005, colocando-o a alguma distância da Finlândia, classificada em segundo lugar com uma pontuação de 23,1 no mesmo índice de convergência.



De acordo com Steve Mullins, editor da Informa Telecoms & Media, em números, o Reino Unido registou "quase 17 milhões de utilizadores de televisão digital, e quase com 900 mil novos utilizadores de serviços móveis de banda larga" no último trimestre do ano passado, o que representa um aumento de 23 por cento face a estudos anteriores. Actualmente existem 4,8 milhões de clientes de banda larga móvel no Reino Unido.



Apesar da sua classificação em segundo lugar, a Finlândia superou o crescimento do Reino Unido no sector da banda larga móvel, uma vez que os operadores existentes somaram mais 35 mil novos clientes da tecnologia no mesmo período, o que se traduz num aumento de 85 por cento, totalizando 80 mil utilizadores.



Embora seja o país que lidera o sector de banda larga móvel na Europa Ocidental, com perto de 10 milhões de clientes, a Itália classificou-se em terceiro lugar neste estudo da Informa, pontuando 21,1 no índice de convergência, uma classificação "claramente baseada nas performances móveis do país e não tanto nos sectores de televisão digital e serviços de banda larga fixos", refere o mesmo responsável da empresa britânica.



O estudo não refere Portugal.



Notícias Relacionadas:

2006-05-24 -IBM junta-se à aliança entre a Alcatel e a Microsoft nas soluções de IPTV

2006-04-06 - Operadoras móveis disputam primazia no lançamento de banda larga 3G