
Já está disponível no site do Plano Tecnológico da Educação o relatório final de avaliação das propostas apresentadas ao concurso público para a aquisição de computadores pessoais para as escolas. O documento confirma a adjudicação do concurso à Hewlett-Packard.
A escolha recaiu na proposta economicamente mais vantajosa tendo em conta a qualidade técnica da proposta, com um peso de 58 por cento, o preço global do fornecimento e instalação dos equipamentos e da prestação dos serviços de manutenção e helpdesk, com 38 por cento de importância, o preço das deslocações adicionais e o valor de retoma do equipamento, ambas com um peso de dois por cento.
Inicialmente, foram admitidas as propostas de sete concorrentes, a saber, Hewlett-Packard, Acer, o agrupamento composto pela Fujitsu Siemens Computers e pela Fujitsu Siemens Computers ITPS, o agrupamento composto pela Prológica, pela JP Sá Couto e pela Inforlândia, a Datinfor, a Positivo Informática e a Gbit.
A proposta da Hewlett-Packard saiu vencedora nos dois lotes a concurso, obtendo uma avaliação final de 83,57 no lote A - que abrange o fornecimento e instalação de 61.111 computadores e respectivos serviços de manutenção e apoio -, e de 83,46 no lote B - relativo ao fornecimento e instalação de 50.380 computadores e respectivos serviços de manutenção e apoio
associados.
A segunda posição nos dois lotes foi arrecadada pelo agrupamento integrado pela Fujitsu Siemens, com respectivamente uma pontuação de 74,72 e 74,62.
A Acer classificou-se na terceira posição, com 71,89 pontos, tanto no lote A como no lote B.
Relativamente às queixas apresentadas no decorrer do concurso, quanto ao incumprimento de alguns requisitos por parte da HP, o júri do concurso justifica no relatório a sua decisão, afirmando a inexistência de qualquer fundamento para a exclusão da proposta que acabou por vencer o concurso.
Recorde-se que a Acer, uma das empresas concorrentes, ameaçou proceder legalmente na sequência dos resultados deste concurso público, acusando o Estado português de falta de transparência no processo.
Segundo a Acer, a sua proposta cumpria todos os requisitos técnicos pedidos por um valor 15 milhões de euros inferior ao da proposta vencedora. Considera igualmente que a HP foi mantida no concurso sem ter cumprido todos os requisitos.
O TeK tentou obter uma reacção dos responsáveis da Acer relativamente às explicações fornecidas pelo júri do concurso para manter a HP na corrida, mas tal não foi possível até ao fecho deste artigo.
Realizado no âmbito do Plano tecnológico da Educação, o concurso público em causa destina-se à aquisição dos bens e serviços necessários ao fornecimento, instalação, manutenção e help-desk de apoio de computadores pessoais, para as escolas públicas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.
Este foi um dos seis procedimentos lançados nos últimos meses pelo Governo para a aquisição de computadores, banda larga, quadros interactivos, videoprojectores, sistemas de alarme e de videovigilância.
A intenção é equipar as salas de aula das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário com um "kit tecnológico" que, além de computadores, inclui quadros interactivos e videoprojectores.
O apetrechamento das escolas com computadores em número suficiente para todos os alunos, nas salas de aula, nas bibliotecas, nas salas TIC e nos centros de recursos, é um dos grandes objectivos do Plano Tecnológico da Educação, de modo a atingir, até 2010, a meta de um computador com ligação à Internet para cada dois alunos.
No âmbito do Plano Tecnológico da Educação prevê-se igualmente que todas as escolas tenham acesso a Internet de banda larga à velocidade de pelo menos 48 Mbps, no próximo ano lectivo.
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