
A Sylpheo é uma empresa francesa que se dedica ao desenvolvimento de aplicações de conectividade e foi agora parar às mãos deste consórcio automobilístico franco-japonês. Foi o vice-presidente do ramo de veículos conectados e serviços de mobilidade da Aliança, Ogi Redzic, quem anunciou hoje esta aquisição.
Informações oficiais indicam que os 40 engenheiros e consultores da Sylpheo vão ser integrados na equipa que se ocupa dos programas de carros conectados e sistemas inteligentes da Aliança Renault-Nissan.
Com esta compra, as automobilísticas querem agilizar o desenvolvimento de carros conectados e de carros autónomos, bem como garantir um lugar de destaque num mercado emergente que cada vez mais atrai investidores e o interesse dos consumidores.
Até o final da década, a Nissan e a Renault querem ter na estrada mais de 10 carros com tecnologia de condução autónoma.
Citando a Reuters, uma porta-voz não identificada da Renault avançou que a compra da Sylpheo alinha-se com o objetivo da Aliança para recrutar cerca de 300 engenheiros e especialistas na área da automação e conetividade, de forma a fortalecer a sua presença num mercado automobilístico em franca mudança.
Recorde-se que, no passado mês de julho, a Nissan lançou no Japão o seu monovolume Serena, equipado com o sistema ProPILOT, capaz de controlar a condução do veículo enquanto este se desloca numa auto-estrada.
O mercado dos carros autónomos e conectados não só está sob a mira das fabricantes de automóveis, como também está a captar o interesse de empresas que nasceram no seio da tecnologia, como a Uber.
Este controverso serviço digital de transporte afirma-se cada vez mais como um "peso pesado" deste novo sector, e a sua primeira frota de carros autónomos já percorre as ruas da cidade norte-americana de Pittsburgh (EUA).
A Uber já anunciou os seus planos para levar estes veículos até Londres.
O Departamento de Transportes dos Estados Unidos entretanto apresentou uma proposta de regulamentação destes veículos que se conduzem sozinhos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários